SOBRE...
Quinta Azul é uma Pousada Boutique, localizada no extraordinário bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro, oferecendo aos visitantes um ambiente boêmio-chique, num oásis romântico e tranquilo.
O nosso casarão colonial, com mais de 120 anos de idade, foi reformado e remodelado mantendo sua fachada original. Assim, ao chegar a Quinta Azul o hóspede tem a impressão de ter chegado a uma pequena e modesta pousada. Mas uma vez que tenha passado do portão, você estará num espaço diferente, com toques de design em todas as direções, cercado por árvores exuberantes e plantas tropicais. Escolha um dos 13 quartos bem planejados, todos com móveis antigos, aparelhagem moderna e detalhes atenciosos como lençóis de algodão puro com 4oo fios e, em alguns quartos, camas de dossel.
A Quinta Azul oferece uma mistura de qualidade, design e excelente custo benefício que a distingue da maioria das hospedagens no Rio de Janeiro. - Gordon Lewis, proprietário
Situada em local privilegiado, com uma vista maravilhosa da cidade, a nossa pousada é ideal para aqueles que procuram algo confortável, com um nível de qualidade comparados com alguns dos melhores hotéis da cidade, mas com um preço bem mais em conta.
E tudo isso apenas 10 minutos das praias mais famosas do Rio e no coração do alegre e boêmio bairro de Santa Teresa, um local histórico, artístico e cheio de atrações.
RIO DE JANEIRO





Conhecida como Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do Brasil e a mais visitada do hemisfério sul.
O local foi descoberto em 1º de janeiro de 1502 pelos navegantes postugueses que confundiram a Baía de Guanabara com a entrada de um rio. Sessenta anos mais tarde a Coroa Portuguesa estabeleceu-se na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e passaram dois anos expulsando franceses mercadores de pau-brasil.
No século 18 o Rio de Janeiro tinha uma população acima de 500.000 habitantes, fazendo dela uma das maiores cidades do mundo. Montanhas foram retiradas e a água da baía afastada conforme a cidade crescia. Hoje, com uma população acima de seis milhões de habitantes, tornou-se a sexta maior área metropolitana das Américas, 26ª no mundo.
Com a Independiencia do Brasil e a criação de Brasilia em 1960, o Rio de Janeiro deixou de ser a capital do país, mas permaneceu sendo a cidade mais popular, com sua maravilhosa paisagem de montanhas e floresta tropical de um lado, e do outro as lindas praias incluindo as mundialmente famosas Copacabana e Ipanema. Outros pontos de interesse são a estátua do Cristo Redentor no morro do Corcovado, recém declarado uma das Séte Maravilhas do Mundo, e o Pão de Açúcar, com seu bondinho.
O Rio também é famoso pelo desfile das Escolas de Samba e por suas festas populares de rua, entre as mais importantes a queima de fogos em Copacabana no Réveillon e os Blocos de Rua nos 3 dias de Carnaval.
Em posse de um dos maiores estádios de futebol do mundo, o Rio de Janeiro é o epicentro desse esporte nacional. Em 2014 as crianças que são constantemente vistas jogando bola nas ruas da cidade estarão aguardando para ver os craques mundiais quando o estádio do Maracanã sediar a final da Copa do Mundo FIFA.
Em 2016 os Jogos Olímpicos Mundiais acontecerão no Rio de Janeiro, primeira vez em toda a America do Sul.
SANTA TEREZA




Há muito mais do que praias no Rio de Janeiro e um exemplo é Santa Teresa.
O bairro boêmio de Santa Teresa está localizado no alto de um dos morros do Rio, com vista para o Centro da cidade. Visitar a região é uma boa forma de ter uma experimentar o “verdadeiro Rio” e conhecer diversos ateliers de artistas plásticos, poetas e músicos. Santa Teresa é famosa por seu casario antigo, suas ruas estreitas e seu bondinho com mais de 100 anos.
Essa área conhecida como a Montmartre Carioca cresceu originalmente ao redor de seu Convento construído no século 18. No início do século 20 tornou-se local de moradia da classe alta de cidade, aparecendo assim grandes mansões. Muitas delas ainda existem.
Em 1896 começou a circular o bondinho sobre trilhos. Esse histórico meio de transporte leva passageiros e turistas ao longo do bairro e em direção ao Centro.
Há alguns anos Santa Teresa foi revitalizada como polo artístico com uma comunidade alegre e despojada, tornando-se assim o local ideal para galerias de arte, estudios, artesãos e também bares e restaurantes. Mas a vista panorâmica sobre a Baía de Guanabara e a cidade do Rio de Janeiro se mantém.
Não perca:
Museu da Chácara do Céu – anteriormente residência do colecionador de arte Raimundo Otoni Castro Maya. Inclui trabalhos de Picasso, Matisse, Monet, Jean Metzinger, Eliseu Visconti e Candido Portinari (visite o site para mais informações).
Museu do Bonde – conta a história do bondinho de Santa Teresa, desde a época em que ele era puxado por burros.
Escadaria Selarón – 215 degraus decorados regularmente com mosaicos, criados pelo artista chileno Selarón, que mudou-se para o Brasil em 1983.
Largo dos Guimarães – a área mais popular de Santa Teresa, com maios concentração de restaurantes, bares e estúdios populares. Perto dele há também o Largo das Neves, onde o bondinho para, que também reúne muitos bares e restaurantes interessantes, além da Igreja Nossa Senhora das Neves.
Convento de Santa Teresa e a Casa Navio, de 1938. Castelo de Valentim, do final do século 19, perto do Largo do Curvelo.
Parque das Ruínas – um Centro Cultural com uma fabulosa vista 360º da cidade, onde acontecem shows e exposições de arte.
Centro Cultural Laurinda Santos Lobo (Rua Monte Alegre 306, tel 21 2242-9741, situado numa casa antiga do bairro, homenageia uma mulher exemplar.
Centro Cultural Casa de Benjamin Constant – um dos grandes republicanos brasileiros. A casa onde está o museu e seu terreno são um perfeito exemplo de chácara típica de Santa Teresa.